.. tanto bate até que fura!
Eis um blog sobre geografia, música e o que mais der na telha.

domingo, 8 de agosto de 2010

Segregação social existe?

As férias estão acabando, aliás, pra quem teve férias, pois para muitos as férias só existem em sonhos. rs
Mas, para muitos um mês de férias serve, também, para refletir sobre muitos assuntos entre eles os relacionados à sociedade e fazer uma questão: Segregação social existe?
Há tempos vem sendo dito que o preconceito não existe mais, ou se existe é em menor escala. Discordo dessa afirmação, pois acredito que o preconceito ainda exista, mas de forma mascarada, preconceito esse que me dirijo não é o de cunho étnico, mas aos que se referem às divisões das “classes sociais”.
Nos dias atuais a pratica preconceituosa é mais cotidiana do que ir ao trabalho, por exemplo, e de certa forma já está anestesiado a ponto das pessoas tratarem as ações na qual me refiro como algo normal e necessário.
Muitos falam apenas de preconceitos étnicos como se estes fossem os de maior relevância, porém atitudes na qual observei nesses cinco dias mostram que a segregação social está mais presente do que se pode imaginar.
Para exemplificar tal segregação não é preciso ir muito além, basta apenas olhar e analisar eventos onde existam portarias separadas, como por exemplo, camarote e entrada principal. Esses eventos além de servir como uma neo política do pão e circo contém uma forma implícita de preconceito. Geralmente, nessas portarias deveriam existir seguranças que revistariam as pessoas em busca de algo que comprometa a segurança do evento. Mas, essa segurança o que deveria ser “geral” acaba sendo apenas para as pessoas que passam pela entrada comum; enquanto que na entrada dos camarotes não há segurança algum fazendo revista.
Certamente essa é a forma de preconceito mais mascarada onde as pessoas que não olham criticamente aceitam como algo normal, porém, a meu ver, nada mais é que um ato desumano e preconceituoso, é como dizer que todas as pessoas pobres financeiramente são todas marginais e, portanto elas roubam, matam ou se não os fazem, ameaçam a segurança do local, é quase um Thomas Robbes deturpado, onde diz que “O homem é o lobo do homem, e se transforma em o homem(pobre) é o lobo do homem(rico).
Portanto, o preconceito não deixou de existir ou minimizou-se, apenas se apresenta multifacetado e que mesmo que as pessoas não se dêem conta estão sendo vitimas constantes desse problema social e que se agrava ainda mais com o sistema capitalista que segrega as pessoas e agrupam segundo níveis sociais baseados apenas na quantidade de capital que determinado grupo possui.
Portanto, é fato a segregação social ainda persiste em nossa sociedade, porém de forma implicita.

Um comentário:

  1. Segregação social e preconceito existem sim! Porém discordo que são de forma mascarada.. Eles são explícitos até demais, porém já estão na rotina.. então não percebemos muita coisa!
    Well.. Bjinhos! ^^

    ResponderExcluir